sábado, 18 de setembro de 2010

matéria II


Cultura de meu tempo
Viagem cotidiana na vida, 2009. São Luís envergonhada, dança...

A minha cidade ferve dia e noite, borbulha mesmo,
Ao som dos tambores e homens em simbiose sonora.
E como se os corpos da gente, maluca na festa da arte efêmera, e - bulindo.
Nas áreas de minha cidade, da periferia à nobre, becos ressaltam-se famosos ou não,
Ecoam falas e belezas da vida acontecendo. À noite as comunidades, mesmo paradas, poéticas éticas, estéticas, poé-picas-ticas em seus eirados, lógico movimento político.
Umas neuras divisam-se e/ou multiplicam-se, ao meio próximo, na sombra da noite, Ritmos e cores cronológicas linhas e janelas confusas entre os portais nelvrágicos do Povo. Misturam-se e eu também. Em meio a isso tudo, isso tudo está, alguns a mais danando e, se fundido, outros a nada.
São Luís, definitivamente não é a mesma Nauro. Realizamos reggae e passeatas, outros gospevangélicos, músicos que se sagram outros mundimunidos realizam festas e rituais e sangram, urbanos ou rurais buracos depressivos da antítese nossa contemporânea.
A física cidade (micro-cosmo-politana) dança ao som de batedores de tambores, momentos e atores, comuns comunidades sobem e descem no frenesi, das notícias acontecem informações a toda hora. Pessoas que passam, olham e ficam, todas sentimentos, talvez lamentos olhares ou tormentos...
São todos humanos, ainda que não se apercebam, vivemos amargas usuras e gostosuras doces, salgados e frios às mornas visões que exaltam a incógnita do estado da antiga modernidade tão na moda (halloweens e Eloheens).
Finados do dia de finados, ademais infinitesimais motivos de comemorar, do latim commemmorare. De vidas recentes ou mortes tardias, homens e bombas, zeca baleiro mania.
Amanhã vou buscar madeira para a fogueira do tambor, hoje faz zuada os crioulos de mestre Zé Macaxeira. E o vento na minha cara jovem contemporânea sopra vindo de beira-mar. Simbólicas comunicações trabalhosas e corporativistas, e a gravitação universal dos produtos de cultura todos os corpos em livres quedas, movimentadas em repouso...        

Um comentário:

  1. Estive lendo o teu BLOG e por isso estou convidando-te a seguir o meu para facilitar as nossas leituras
    abrasss
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir